10 dicas e truques de cozinha que vão mudar sua vida

"Tenho um processador de alimentos há quase uma década, mas só recentemente experimentei o acessório ralador de queijo - e instantaneamente me senti um completo idiota por desperdiçar inúmeras horas da minha vida ralando queijo à mão. Tenho certeza de que deve haver muitas outras técnicas que eu não tentei isso também me fará sentir como um idiota: você tem alguma sugestão?"

Eu sempre sigo o modelo de Dwight Schrute (The Office) para não me sentir um idiota: Sempre que estou prestes a fazer algo, eu penso, um idiota faria isso? E se ele fizesse, eu não faria.

Quais são algumas coisas que os não-idiotas fazem regularmente que os idiotas não pensariam em fazer?

Não posso afirmar que estou 100% qualificado para responder a essa pergunta, mas posso lhe dar uma pequena lista de alguns dos truques que acho mais úteis na cozinha. Tenho certeza de que todos vocês também têm ótimas dicas, então deixe-as nos comentários para que todos possamos nos beneficiar de sua não idiotice!

  1. Descasque o gengibre com uma colher. O gengibre pode ser difícil de descascar com todas as suas saliências e irregularidades. Em vez de usar uma faca ou descascador de legumes, pegue a colher. Raspe-a contra a pele e ele sairá imediatamente, seguindo todos os contornos e minimizando o desperdício.
  2. Use um mixer. Eu uso meu liquidificador de imersão mais do que qualquer outra ferramenta elétrica na cozinha. Seja fazendo sopas cremosas diretamente na panela, livrando-se de caroços feios no meu molho de queijo ou fazendo maionese ou holandês em menos de dois minutos, o mixer é a ferramenta para o trabalho. Muito mais fácil de limpar do que um liquidificador de bancada ou processador de alimentos, não há necessidade de transportar ingredientes quentes de uma panela para a jarra do liquidificador e a capacidade de trabalhar com pequenas quantidades de ingredientes (desde que você tenha um copo que se encaixe corretamente na cabeça) fazem é um bem inestimável.
  3. Tenha uma pequena peneira à mão. Eu mantenho um pequena peneira no meu pote de utensílios ao lado do fogão para que eu possa cortar rapidamente um limão ao meio e espremê-lo diretamente através da peneira na panela. Muito mais fácil do que escolher as sementes depois! Ah, e você mantém um pote cheio de utensílios comuns perto do fogão, não é?
  4. Use a mesma peneira para os ovos. Essa mesma peneira pode ser usada para fazer ovos escalfados de formato perfeito. Como? Quebre os ovos na peneira sobre a pia e agite-os suavemente para remover o excesso de branco aquoso. O que sobrar será um ovo apertado, em forma de ovo, que fica limpo. Você pode usar o mesmo truque para fazer ovos fritos perfeitos.
  5. Pense como uma linha de fábrica e trabalhe limpo. Ao trabalhar com cozinheiros iniciantes, a ineficiência mais comum que vejo é no planejamento de tarefas. Digamos que você tenha quatro cebolas que precisam ser descascadas, cortadas em cubos finos e transferidas para uma tigela grande. Se você fizer cada uma dessas etapas para cada cebola, uma de cada vez, passará muito tempo se movendo para frente e para trás entre a tábua, a caixa de compostagem e a tigela, pegando e largando sua faca e se preparando mentalmente para a próxima tarefa. Em vez disso, trabalhe como uma fábrica: comece cortando a ponta e partindo todas as cebolas. Em seguida, descasque todas as cebolas. Em seguida, faça todos os cortes horizontais, seguidos por todos os cortes verticais. Finalmente, transfira todos os seus dados perfeitos para a tigela e limpe o tabuleiro e a bancada antes de passar para a próxima tarefa. Aplique esse tipo de pensamento a todas as suas tarefas e você descobrirá que o tempo que você passa na cozinha não será apenas mais eficiente, mas também mais limpo e organizado.
  6. Use uma tigela de lixo e um raspador de bancada. Recomenda-se sempre ter uma lixeira perto de sua estação de trabalho. Concordo plenamente e acrescentaria que um raspador de bancada também é um kit de peças essenciais. Não ter que andar de um lado para o outro no lixo a cada poucos minutos pode levar muito trabalho à nossa preparação, e nada é melhor do que um raspador de bancada para mover grandes quantidades de ingredientes complicados ou restos do ponto A para o ponto B.
  7. Congele líquidos em porções utilizáveis! Por exemplo, congele vinho em bandejas de cubos de gelo e os armazene no freezer, prontos para serem retirados um de cada vez e adicionados a molhos e ensopados, evitando que você tenha que abrir uma garrafa inteira a cada vez que uma receita pede um pouco de vinho. Da mesma forma, se você fizer um grande lote de caldo, congele-o em porções convenientes no freezer – bandejas de cubos de gelo e recipientes de meio litro são ótimos para isso – depois transfira-os para um saco plástico de freezer para serem retirados um por um sempre que precisar de estoque fresco.
  8. Congele o mais plano possível. Mais um truque de freezer: congele as coisas e empilhe-as. Quer se trate de sopas, ensopados ou carne moída, quanto mais achatados e largos você conseguir, mais rápido eles congelarão e descongelarão, o que não apenas o torna mais eficiente, mas também melhora a qualidade dos alimentos (quanto mais congelar, mais dano celular sofrerá). Ao congelar carne crua, sopas e ensopados, se você tiver um selador a vácuo, use-o! Caso contrário, coloque os alimentos em sacos de congelação resistentes, esprema todo o ar, coloque o saco na horizontal e use as mãos para trabalhar o conteúdo da forma mais plana e uniforme possível. Ao congelar vegetais, corte-os em pedaços de 2,5 cm ou menos e escalde os vegetais verdes. Coloque-os em um prato grande ou bandejas espaçados um do outro e congele-os antes de transferir para um saco plástico para congelamento e armazená-los na horizontal.
  9. Descongele a carne em bandejas de alumínio. A maneira mais rápida de descongelar a carne é sob uma torneira fria. Mas se você quiser economizar água e acelerar um pouco, coloque sua carne em uma assadeira ou frigideira de alumínio. O alumínio é um ótimo condutor de calor e atrairá energia do ambiente circundante para sua carne congelada muito mais rápido do que uma tábua de corte de madeira ou bancada de madeira ou pedra. Você pode reduzir os tempos de descongelamento em cerca de 30% dessa maneira. Também funciona em sopas, ensopados e qualquer coisa congelada.
  10. Fatie os abacates em suas peles. Para cortar abacates para saladas ou guacamole, divida-os ao meio, retire o caroço batendo com a ponta da faca e torcendo-o, depois corte-o diretamente na pele usando a ponta de uma faca de cozinha. Quando você retirar com uma colher, você terá fatias prontas para ir, com menos bagunça do que tentar mexer com abacate descascado escorregadio em uma tábua de corte.

Espero que essas dicas sejam realmente úteis na vida de vocês e que façam uso no dia a dia. Se você souber de alguma outra dica de cozinha, não deixe de compartilhar deixando seu comentário abaixo. Abraços!

Deixe um comentário