Como preparar a casa para a velhice

Sejamos realista e tenhamos consciência de que com sorte ficaremos velhos e limitados. Eventualmente, iremos achar difícil cuidar de nós próprios e da nossa casa. É possível que soframos um acidente, adoeçamos ou apenas tenhamos que lidar com a luta de simplesmente envelhecer, o que torna mais difícil administrar uma casa.

Nem sempre teremos energia e forças para cuidar das nossas necessidades e da nossa casa.É fácil temer e se preocupar com o futuro. Quem vai cuidar do quintal e trocar o filtro da água? Como será feito o cozimento e a limpeza? O que acontecerá com a roupa se eu não conseguir carregá-la pelas escadas?

O antídoto para o medo é planejar fazer mudanças na casa caso a vida dê uma reviravolta. Aqui estão sete maneiras de ajudá-lo a cuidar de sua casa por toda a vida.

1) Vá para o nível principal da sua casa.

Pense nos cômodos da casa que você mais usa. No meu caso, eu uso mais a entrada principal (minha porta dos fundos), quarto, banheiro, lavanderia e cozinha. Todos esses quartos ficam no andar principal da minha casa. Isso elimina a necessidade de eu usar tempo e energia para subir e descer escadas para fazer atividades diárias.

Nota: Embora eu não lave minhas roupas e lençóis diariamente, lavo uma vez por semana para manter as coisas frescas! Depois de identificar os lugares que você mais usa em casa, tente fazer o máximo de atividades diárias que puder nesse nível.

Por exemplo, digamos que seu quarto fica no segundo andar e você sempre dorme na poltrona reclinável da sala de estar no nível principal. Considere converter a sala de estar em quarto e use o quarto no segundo andar para um propósito diferente.

Configure sua casa para sua conveniência, não para as expectativas de outras pessoas! Eu sei que alguns de vocês podem achar isso um discurso radical, mas honestamente, pense sobre isso. Podemos mudar nossas casas para atender às nossas necessidades e desejos. Se transformar a sala de estar em quarto garante que você seja capaz de administrar sua casa e cuidar de seu bem-estar físico, então qual é o problema nisso?

2) Armazene itens raramente usados ​​no porão ou no sótão

É hora de colocar os membros mais jovens da família para trabalhar! Encarregue esses jovens de ajudá-lo a mover coisas raramente usadas para o sótão ou armazenamento no porão! Quando você armazena itens raramente usados, como decorações de festas sazonais ou itens sentimentais, no porão ou no sótão, isso dá ao piso principal da sua casa mais espaço para manter as coisas que você precisa diariamente.

Não use o armário de toalhas para guardar seu Papai Noel inflável! Use o armário de roupa de cama para guardar roupa de cama, material de limpeza ou itens de despensa. Dessa forma, você não perde tempo e energia empurrando o Papai Noel para o lado enquanto procura um pano limpo.

Dica: tente armazenar itens usados ​​com pouca frequência em sacolas plásticas transparentes ou rotule sacolas plásticas opacas para que as pessoas saibam o que há dentro.

3) Torne os equipamentos de limpeza acessíveis

No nível principal de sua casa, coloque seus equipamentos de limpeza ao alcance, não em prateleiras altas ou enfiados no fundo de armários cheios. Algumas maneiras fáceis de fazer isso seriam:

  • Instale prateleiras retráteis nos armários superior e inferior.
  • Pendure vassouras e esfregões no interior ou atrás de portas ou armários.
  • Arrume um carrinho de limpeza para facilitar o transporte de suprimentos com você para diferentes salas.
  • Deixe materiais de limpeza específicos para seus respectivos quartos, como deixar materiais de limpeza no banheiro.

4) Armazene as soluções de limpeza em frascos menores

É mais fácil manusear garrafas menores do que enormes garrafas do tamanho de um galão. Você gostaria de carregar uma garrafa do tamanho de um galão de limpador pela casa ou uma pequena? Você economiza energia e reduz o risco de lesões ao usar garrafas menores para tarefas diárias.

Isso me lembra de ver minha avó lutando para derramar uma garrafa de 5 litros de detergente apenas para lavar a louça. Pedi à minha mãe que comprasse frascos menores ou despejasse detergente de um recipiente grande em um frasco pequeno. A vovó não precisa se esforçar para lavar a louça e você também não!

5) Use produtos de limpeza projetados ergonomicamente

Ao procurar suprimentos de limpeza projetados ergonomicamente, considere o seguinte:

  • Alças de bomba em garrafas
  • Vassouras, esfregões, espanadores leves
  • Apertos em alças de borracha
  • Ferramentas que fazem mais de uma coisa (ou seja, multifuncionais)
  • Alças que são ajustáveis ​​em comprimento
  • Alças longas em equipamentos como pás de lixo (para que você não se dobre tanto!)

Todas essas qualidades ajudarão a tornar seu trabalho de cuidar da casa muito mais fácil! Trabalhe de forma mais inteligente, não mais difícil!

objetos para casa idosos

6) Reduza o número de coisas que você possui

As pessoas não gostam de ouvir essa dica porque automaticamente não querem abrir mão de seus bens. Eu entendo. Mas quanto mais coisas você possui, mais trabalho, tempo e energia você precisa dedicar para cuidar delas!

Você só precisa ser super honesto consigo mesmo e fazer perguntas como: eu realmente preciso de conjuntos de sala de jantar informais e formais? Por mais bonita que seja a sala de jantar formal, a resposta é “não”. Escolha um conjunto e use-o todos os dias. Eu não estou tentando ser má e dizer para você dar tudo que você ama. Estou aumentando a conscientização sobre como possuir MUITAS coisas pode dificultar o cuidado de sua casa por toda a vida.

7) Decida quem pode ajudar a cuidar de sua casa

Se houver uma cirurgia eletiva ou um acidente que o deixe incapaz de cuidar de sua casa, você precisa de outra opção para garantir que a roupa e a louça estejam lavadas.

Pergunte a seus amigos e familiares se eles estão dispostos a ajudar em tarefas específicas. Ajuda se a tarefa doméstica for algo que eles gostam de fazer (e fazem bem!). Certifique-se de dizer a eles com que frequência essas tarefas precisam ser feitas e onde encontrar o equipamento de limpeza para fazer o trabalho.

No caso dos meus avós, meu tio ajudava no trabalho de jardinagem enquanto minha mãe preparava refeições complicadas com minha avó. Comunique-se sobre o que funcionará melhor para seu membro da família, porque no final, isso funcionará melhor para você!

Outra opção razoável é contratar um serviço profissional. Tenha uma lista pronta com as coisas que você precisa de ajuda, como aspirar, esfregar, trocar a roupa de cama, etc. Fique atento aos preços e adicione o custo ao seu orçamento mensal. Além disso, precifique várias empresas diferentes e pergunte a outras pessoas sobre sua experiência com esse serviço.

Se você começar a planejar essas mudanças agora, as chances de você poder cuidar de si e de sua casa por toda a vida aumentarão. Eu entendo que nem todas as dicas serão 100% pertinentes à sua situação. No entanto, você pode pegar as ideias que mais gosta e aplicá-las agora mesmo. Às vezes, a vida pode parecer realmente imprevisível, mas essas dicas ajudarão você a se sentir um pouco mais fundamentado e mais seguro sobre como cuidar de sua casa.

Compartilhe o que você fez para facilitar as tarefas domésticas nos comentários abaixo.! Você pode ajudar alguém!

É melhor fazê-lo antes que você precise dele!

Deixe um comentário