COM LEITE EM PÓ VOCÊ FAZ MAIS DE 2 LITROS DE IOGURTE NATURAL

- Robert Berthier

Prepare-se para uma deliciosa aventura culinária, onde aprenderemos a fazer um extraordinário iogurte natural caseiro! Essa receita ensina uma forma simples, mas rica em sabor, de se fazer um lanche saudável.

O melhor de tudo é que vamos optar pelo uso de leite em pó, que promete oferecer uma consistência mais cremosa e saborosa ao resultado final, tornando esse iogurte natural incrivelmente superior em termos de sabor e textura à maioria das versões de supermercado.

Tirando vantagem de ingredientes simples como água, leite em pó, e iogurte natural, essa receita desafia a noção comum de que é difícil ou complicado fazer iogurte em casa. Na verdade, é tão fácil que você pode fazer essa receita com as crianças em um final de semana chuvoso ou qualquer vez que você quiser uma atividade que seja tanto divertida quanto deliciosa.

É também uma ótima forma de conhecer e controlar o que você e sua familia estão consumindo, já que você está no controle de todos os ingredientes usados.

Há muita liberdade para experimentar com as proporções dos ingredientes, até achar a versão que mais te agrada. Quer você prefira o iogurte um pouco mais ácido ou suave, cremoso ou liquido, é possível ajustar a receita de acordo com seu gosto pessoal.

Você pode incluir ingredientes extras para enriquecer o sabor do seu iogurte, como frutas frescas, mel, cereais, ou mesmo um pouco de extrato de baunilha para um toque especial. Relembrando que o segredo para um iogurte caseiro perfeito é a paciência, a fermentação precisa de tempo para trabalhar, por isso, é recomendado deixar descansar de um dia para o outro.

Ingredientes

– 2 litros de água (1 litro em temperatura ambiente e 1 litro morno para quente)
– 2 pacotes de leite em pó integral (200g cada, totalizando 400g)
– 2 copos de iogurte natural
– Plástico filme (se necessário)
– Pano de cozinha (para cobrir o recipiente)

Modo de preparo

1. No liquidificador, adicione 1 litro de água em temperatura ambiente e os 400g de leite em pó integral. Bata por 2 minutos até misturar bem.
2. Adicione os 2 copos de iogurte natural e tente misturar. Se o liquidificador for pequeno, transfira a mistura para uma bacia ou recipiente maior.
3. Misture bem usando um fuê (ou batedor manual).
4. Adicione mais 1 litro de água, desta vez morna para quente. Misture delicadamente.
5. Cubra o recipiente com plástico filme. Se o recipiente tiver tampa, use-a. Em seguida, cubra com um pano de cozinha para manter a mistura aquecida.
6. Deixe a mistura em um lugar escuro e quente (como o forno desligado) para fermentar de um dia para o outro.
7. Após a fermentação, o iogurte estará pronto para consumo. Você pode reservar um pouco do iogurte para a próxima vez que for fazer a receita, assim não precisará comprar iogurte natural novamente.
8. Sirva como preferir, pode ser com cereais, frutas ou puro.

Deixe um comentário