Quando e como usar um decantador de vinho

Você já visitou a casa de um amigo e encontrou uma grande e imponente garrafa de vinho transparente no balcão e se perguntou: “Mas pra quê isso?” Não se preocupe. Você não está sozinho.

Muitos amantes de vinho já ouviram falar de um decantador de vinho, mas não sabem muito bem o seu propósito. Afinal, por que você gostaria de adicionar outra etapa que atrasa ainda mais o processo de beber vinho?

E já que estamos nisso, qual é o problema com todas essas formas engraçadas de decantadores? Ter um decantador que lembra a um cisne realça o sabor do vinho? Nós lhe diremos.

Aqui está o que é um decantador, o que ele faz, se você precisa de um e quando usá-lo.

O que é um Decantador de Vinho?


Super simples: um decantador de vinho é um recipiente (geralmente feito de vidro) usado para servir vinho. O processo de decantação do vinho, então, é o ato de despejar o vinho de uma garrafa no decantador.

No ambiente doméstico, você usará o decantador para servir o vinho em taças individuais. Em um ambiente de restaurante, alguns estabelecimentos despejam o vinho decantado de volta na garrafa por causa da apresentação, já que muitos bebedores de vinho (nós incluídos) gostam de fazer um ooh para a garrafa antes de beber.

Para que serve um decantador de vinho?


Tal como acontece com tudo o que fazemos aos nossos amados vinhos, a decantação destina-se a elevar os sabores e a experiência de beber vinho. Existem duas maneiras principais de isso acontecer.

Deixar o vinho respirar


Já ouviu alguém dizer que um vinho precisa “respirar”? Parece estranho, certo?

Na verdade o que eles estão dizendo é que o vinho precisa interagir com o oxigênio do ar por alguns minutos para que os taninos se abrandem e os sabores e aromas do vinho se tornem mais aparentes. É precisamente isso que a decantação permite que o vinho faça.

À medida que o seu delicioso vinho fica no decantador, ele respira fundo e acorda. Este processo de aeração é especialmente importante para safras mais velhas que foram engarrafadas em sua garrafa por um tempo e acumularam bastante corpo de taninos .

No entanto, esteja avisado: há um pouco de controvérsia no mundo enófilo sobre quanto tempo você deve aerar seu vinho. Alguns profissionais do vinho recomendam apenas um minuto ou dois, enquanto outros dizem que os vinhos com mais de 15 anos precisam de 20 a 30 minutos.

Mas não deixe o debate acalorado influenciar você. Descubra você mesmo. A melhor maneira de descobrir o horário nobre para a decantação do vinho é realizar seus próprios testes de sabor. Beba seu vinho quando estiver recém-saído da garrafa. Avalie. Em seguida, dê alguns minutos e beba novamente. Repita com responsabilidade.

Se você sente que os sabores se tornam mais pronunciados com o tempo, você tem a resposta. Se parecer que as notas ficam mais suaves à medida que seu vinho passa mais tempo ao ar livre, você sabe que deve decantar menos a safra da próxima vez.

Obtenha ouro líquido puro


A decantação do vinho é frequentemente usada para vinhos mais velhos porque ao longo do tempo os vinhos desenvolvem sedimentos. Este é um processo natural de precipitação; se você ver sedimentos em seu vinho, isso não significa que está ruim.

O único problema com o sedimento é que você geralmente não quer beber. Não vai te machucar, mas não é tão agradável. Geralmente tem uma textura arenosa com pouco sabor.

Se você encontrou uma ótima safra, deixe a garrafa na vertical, arrolhada por 12 horas ou mais para que o sedimento possa se depositar no fundo. Quando estiver pronto para desfrutar do seu vinho, despeje-o em um decantador e observe a camada de sedimentos. Quando o sedimento atingir o gargalo da garrafa, pare de derramar.

Dê ao seu vinho decantado um momento para descansar e deixe qualquer sedimento perdido cair no fundo da sua garrafa de vinho, depois divirta-se!

Essas formas extravagantes


Às vezes é divertido ir à Amazon e percorrer todas as formas e designs interessantes que as pessoas criaram para decantadores de vinho. Embora possa parecer bobo para alguns comprar um decantador de 30 polegadas de altura e que não cabe em um armário, existem algumas razões pelas quais você pode querer um decantador de formato diferente.

Além de separar o vinho do sedimento, o objetivo de decantá-lo é expô-lo ao oxigênio do ar. Um decantador com gargalo muito estreito e base modesta limitará a quantidade de oxigênio que entra em contato com seu vinho. Por outro lado, um grande decantador de vinho com base larga e abertura em leque permitirá que mais oxigênio se misture com esses taninos.

Quando você está começando a decantar o vinho, é melhor encontrar um com o qual você se sinta confortável e que seja fácil de limpar. Você não quer que nenhum sabão fique preso no decantador que possa arruinar sua próxima safra. Na verdade, muitos apreciadores de vinho não usam sabão para limpar seus decantadores apenas por esse motivo e, em vez disso, apenas enxaguam bem o copo com água.

Decantar ou não decantar


De acordo com Joseph Nase da New York Magazine , “não deixe ninguém lhe dizer que você só deve decantar certos tipos de vinho (Bordeaux) e não outros (Borgonha). Eu recomendo decantar tudo – até vinho branco, se você quiser.”

Embora não sejamos tão ousados ​​quanto Joseph e normalmente prefiramos decantar vinhos mais velhos que começaram a produzir sedimentos, acreditamos firmemente em ser seu próprio sherpa no tour do vinho da vida.

Ao contrário de outras bebidas para adultos, a beleza do vinho é que ele passa por várias fases da vida. Desde o processo de maceração, quando o vinho está pendurado com os pedaços da uva até o engarrafamento, envelhecimento e depois decantação, o vinho continua a evoluir.

Cabe a você, companheiro amante do vinho, decidir em que fase da vida você mais gosta de seus vinhos. Você os prefere quando são jovens e brilhantes? Ou prefere passar o tempo com um vinho envelhecido que desenvolveu profundidade?

Depois de abrir sua garrafa, ela continuará a evoluir. Experimente decantar seus vinhos favoritos por 2, 10, 30 ou até 60 minutos e veja quais mudanças você consegue decifrar.

Deixe um comentário