Tanquinho de lavar roupa

Se vive sozinho ou em casal, uma máquina de lavar no estilo tanquinho é uma excelente opção. É perfeito para coisas pequenas e para aqueles que têm espaço limitado em casa. Também é acessível e você não precisa ficar lavando roupa à mão.

A seguir compilamos uma lista de tudo o que precisa de saber sobre a escolha, utilização e limpeza do seu tanquinho de lavar roupa.

O que é um tanquinho de lavar roupa

O tanquinho de lavar roupa é uma máquina simples utilizada para lavar roupa básica. Não é utilizado para processos mais avançados como a centrifugação ou a secagem.

Pode-se obter modelos automáticos, modelos semi-automáticos, modelos com filtros de cabelo, modelos com ou sem batedor de rotação invertida, que simula parte do movimento do agitador da máquina de lavar, e muitos mais. Abaixo reunimos algumas informações úteis que o ajudarão a escolher e a utilizar os seus tanques ao máximo.

É uma máquina de lavar roupa simples e de pequenas cargas. Enxaguam, lavam, branqueam e removem manchas no processo de lavagem, mas faltam-lhes funções avançadas como a centrifugação e secagem.

Como o tanque ocupa pouco espaço, o tanque também tem um pequeno tambor que suporta até 2 kg. Também pode ser utilizado para fazer uma espécie de pré-lavagem para máquinas de lavar roupa.

Qual é a diferença entre tanquinho e máquina de lavar

As principais diferenças entre eles estão na sua capacidade e função. Quando se trata de lavar roupa, um tanquinho é capaz de ocupar um terço do espaço que uma máquina normal, e a capacidade da roupa que pode ser lavada é menor. Este é um número que deve ser respeitado porque, se ultrapassar o limite, é como se estivesse pedindo mais do que o tanque pode oferecer.

É possível que as máquinas de lavar sejam mais automatizadas. Além disso, é possível realizar mais de 10 ciclos de lavagem. Não há mais do que cinco etapas no tanquinho.

Nem todos os tanquinhos de lavar roupa têm um timer ou doseador de água, e que em alguns modelos é necessário retirar uma parte da água após a lavagem. Há sempre ciclos para lavagens delicadas e pesadas.

A capacidade de carga varia de 2 kg a 16 kg. Existem 10 kg que são adequado para a lavagem de edredons. São também mais econômicos, porque utilizam menos eletricidade e água quando comparados com outros métodos de lavagem na máquina e à mão.

Vida útil do tanquinho

É difícil dizer quais são os elementos-chave para proteger o tanquinho e prolongar a sua vida útil, mas temos dicas básicas para isso.

A primeira delas é obedecer a capacidade do tanque, conforme seu peso e não colocar mais roupa do que é permitido. Ao fazer isto, força-se o motor do dispositivo a trabalhar dobrado, e isto causa desgaste material.

Quando se trata de preservar o tanque, o segundo item é manter o tanque limpo. É também importante limpar os filtros e dispensadores. Para além disso, pelo menos uma vez por mês, deve-se fazer a limpeza pesada dos tambores.

Escolhendo o modelo

Há duas coisas que deve ter em mente ao escolher o seu tanque: o espaço que tem para o guardar, e a necessidade de lavar roupa em sua casa.

O tanque é o aparelho ideal para uma utilização econômica, e está limitado às capacidades que são especificadas. Funciona muito bem para pequenas quantidades de roupa e para roupas mais leves.

Algumas roupas pesadas e muito sujas podem requerer uma ou mais lavagens para ficarem completamente limpas. Dependendo do modelo, algumas das funções exigirão que esteja ciente de todo o processo de lavagem para que possa ajudar na mudança entre funções.

Quando se tem casas e apartamentos pequenos, o espaço que a máquina de lavar pode ocupar pode ser muito importante. Por vezes, pode ocupar até um terço de uma grande máquina de lavar. Antes de decidir comprar o modelo, pense cuidadosamente sobre o espaço que tem de o acomodar.

Depois, após decidir sobre o espaço de que necessita, pode selecionar tanques com mais ou menos automatização, dependendo da sua capacidade de investimento.

Como limpar tanquinho de lavar roupa

Pelo menos uma vez por semana, deve-se fazer uma limpeza leve do seu tanquinho. O filtro também precisa de ser limpo, para que as penugens das roupas e o cabelo não se acumulem. Além disso, certifique-se também de limpar os dispensadores de sabão e de amaciador de tecidos, se existirem. Recomenda-se que se faça uma limpeza mais pesada uma vez por mês.

Na base semanal, utilizar um pano multiusos ligeiramente umedecido com álcool doméstico para limpar o tambor, o painel, e as partes externas do tambor. Terminar utilizando outro pano seco e polivalente. Remover e lavar o sabão e os dispensadores de amaciador de roupa, se estiverem presentes.

Deve haver pelo menos uma vez por mês que você pare e dedique um tempo para fazer uma limpeza mais completa. Depois de encher o frasco com água, adicionar 1 copo de vinagre branco a cada 5 litros de água. Encha até ao limite e deixe lavar todos os ciclos. O vinagre é também utilizado como desinfetante. Limpe o filtro e o dosador, e acabe com um pano multiuso para limpar o tambor inteiro. Deixe secar com a tampa aberta para que não ocorra o risco de proliferar fungos.

Deixe um comentário