Tempo de cozimento do brócolis

Existem duas variedades de brócolis, e cada variedade pode ser utilizada em pratos diferentes. Os brócolis quase sempre precisam de ser cozidos antes de serem utilizados nas receitas. Além da água e vapor, também pode-se preparar brócolis cozendo-os no forno, inclusive na AirFryer. Veja a seguir o tempo de cozimento dos brócolis.

Brócolis na água

8 a 15 minutos: Depois que a água começar a ferver, conte de 8 a 15 minutos, no máximo.

Também é possível utilizar água salgada. A receita que utilizar determinará se permanece mais ou menos tempo na água. Quando os brócolis são cozidos em excesso, além de perderem a textura, tornarem demasiadamente macios, perdem o seu sabor e também algum do seu valor nutricional.

Se for apenas saltear o legume, poderá ficar mais tempo na água. Mas se depois for colocado num forno e cozido como recheio de uma torta de legumes, por exemplo, continuará a cozinhar. Portanto, por vezes o tempo de cozimento não é superior a três minutos. Existe o risco de que a colocação de brócolis crus na massa possa fazer com que o legume não cozinhe e fique duro.

Brócolis no vapor

Se pretende cozinhar brócolis antes do tempo de servir, uma forma de garantir que os sabores, textura, e nutrientes permanecem intatos é cozinhá-los a vapor. Portanto, quando se trata de cozinhar, certifique-se sempre de comprar uma panela adequada, dessas próprias para cozimento a vapor.

5 minutos: é o tempo que se leva no vapor os brócolis para que possam ser utilizados para diferentes tipos de preparações. Recomenda-se que se ponha muito pouca água na panela. Deve haver vapor suficiente para fluir para dentro do recipiente, que é como um escorredor com vários buracos no fundo, para levar o vapor para dentro do recipiente e cozinhar os alimentos. Mas quando isso acontecer, não entrar em contato com os alimentos quando estes borbulharem.

Só comece a contar os minutos depois de libertar o vapor. Em cinco minutos, se os brócolis for novinho, já estarão prontos a comer. Se o brócolis for velho, sentirá um pouco de rigidez e precisará de ficar um pouco mais. A partir daí, não se pode descuidar. Verifique a maciez espetando os caules com um garfo.

Brócolis no forno

10 minutos: já estão prontinho para comer. Se quiser ter os seus brócolis prontos rapidamente, a utilização do forno pode ser uma outra opção prática. Assim, lavar, escorrer, cortar ou separar os ramos, e depois temperá-los na assadeira. Acrescentar azeite, alho e sal à receita. Também se pode adicionar alguns oréganos ou outras especiarias, como o cúrcuma em pó ou a páprica.

Pode começar a aquecer o seu forno enquanto este ainda está ajeitando o brócolis. Se se esqueceu de alguma coisa, não há problema. Vai demorar um pouco mais. Temperaturas altas a médias. Se a sua temperatura for regulada, fixe-a a 200 graus. Fique atento a isso. Quando as flores começarem a torrar, é altura de tirar do forno.

Brócolis na AirFryer

5 a 10 minutos é tempo de preparo na AirFryer. A fritadeira elétrica uma maravilhosa opção de preparar os brócolis de maneira fácil. Quando começar a querer dourar, está pronto.

Podemos lavar, escorrer, cortar ou separar os ramos de flores. Tempere-os numa tigela, e coloque-os no recipiente da fritadeira. Quando temperar, combine azeite ou óleo de oliva, alho e sal. Adicione temperinhos da sua preferência.

Enquanto você está preparando e picando o brócolis, deixe a AirFryer esquetando. Mexa na metade do tempo para que cozinhe por igual.

Como cozinhar brócolis

Antes de cozinhar, deve-se tirar fora folhas velhas e parte dos caules dos brócolis que estejam sujas. Como alternativa para saltear ou rechear tortas e bolos salgados, os brócolis também podem ser adicionados a pratos de massa temperados com alho e azeite ou em molho de tomate.

Há um lado negativo nos brócolis: estragam rapidamente. Este é o tipo de vegetal que se deve comer no dia da compra. Se o guardar no refrigerador, durará quatro dias.

Fique atento porque os brócolis estragados deixam um odor muito desagradável dentro do seu refrigerador. Algumas pessoas gostam de congelar os seus brócolis, e até há brócolis congelados a venda nos supermercados. Neste caso, é muito desejável utilizar um forno para cozinhar. Não descongele antes de preparar, pois se tornarão moles demais.

Na hora de comprar escolha o brócolis com flores verdes bem escuras e com os botões bem fechados. Se tiver manchas amarelas, não compre, porque essa mudança de cor significa que o produto está ficando velho.

Deixe um comentário